10 janeiro 2015

Beber água do mar faz mal?

Oi gente, tudo bem com vocês?
Bom, agora no verão muitas pessoas viajam para praias.
E vamos combinar que pelo menos uma vez na vida acabamos,acidentalmente, bebendo um pouco da água do mar quando a onda nos derruba ou acabamos caindo em um buraco dentro do mar, não é mesmo?
Mas, a dúvida que sempre temos é: beber água do mar faz mal?
Então vamos lá saber a resposta!

   A água do mar é repleta de saia e para cada litro de água do mar, temos em média 32 gramas de sais.
   O sal que mais ocorre é o Cloreto de Sódio, aquele mesmo sal que usamos para cozinhar. Além dele, substâncias como magnésio, potássio e cálcio, estão presentes em concentrações menores.
   Sabendo de tudo isso, já podemos esperar que beber a água do mar não seja uma boa ideia, né? Inclusive, dependendo da quantidade ingerida pode até levar a morte.
   Para funcionar bem e manter o equilíbrio, nosso corpo precisa de sais, mas somente 0,9% do nosso sangue é composto por sais. Na água do mar existe cerca de 4% de sais, um valor bastante alto para o nosso corpo, principalmente quanto à taxa de cloreto de sódio. Se ingerirmos essa água, nosso intestino receberá uma quantidade de sal bem maior do que a que temos circulando em nossos vasos sanguíneos. Os rins parariam de funcionar, pois não saberiam lidar com o excesso de sal no sangue. A partir daí o corpo só iria desidratar e pedir mais água e beber mais água salgada seria um desastre total.
   Mas é claro que beber, sem querer, um pouquinho de água do mar enquanto se diverte (ou cai) no mar, não é um problema, no máximo poderá causar uma dor de barriga e uma diarreia.

Dados: Você Sabia?

O que acharam? Melhor não ficar bebendo muito da água do mar né?
Divirtam-se muito nesse verão delicioso!  ♥ 
Muitos beijos e até mais :D

Nenhum comentário: